sábado, 28 de janeiro de 2012
Cultura Digital
De
acordo com o texto DA CULTURA
DAS MÍDIAS A CIBERCULTURA DO ADVENTO DO PÓS-HUMANO. De Lúcia Santaella, apenas
acrescentando algumas palavras às colocações dos colegas. A contextualização
desses novos processos de comunicação nas sociedades globalizada, sinalizam
grandes transformações que as novas tecnologias de comunicação estão trazendo
para tudo que diz respeito a vida humana, tanto no nível social quanto psíquico
e antropológico. Sob esse olhar, o professor precisará se dar conta da interatividade, como mudança
fundamental do esquema da comunicação a qual representa um grande salto
qualitativo em relaçao ao modo de comunicação de massa que prevaleceu até o
final do século xx. Lúcia Santaella
chama a atenção para a cultura da comunicação e mostra que é como um
organismo vivo e sobre tudo inteligente
com poderes de adptações imprevisíveis e
surpreendentes. E nós como integrantes
dessa cultura sabemos que participar não
é apenas dizer “sim” ou “não” ou escolher uma opção dada, significa modificar a
mensagem. Desse modo devemos estar prontos para essa nova formação cultural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Divina, onde estão as respostas às perguntas feitas? Abs
ResponderExcluirProfessor ,gostaria que vc falasse a respeito da filtragem que traz a questão 5. não sei se estou certa,para filtrar temos primeiro que aprofundar o máximo nesse "novo" ambiente digital, para poder orientar nossos alunos o caminho melhor a seguir? será por aí a idéia?
ResponderExcluirRESPOSTAS.
ResponderExcluir1-Marcelo Tas critica a forma preconceituosa, de alguns profissionais da educação que apresentam resistencias ao uso das novas tecnologias no meio escolar e subestimam até mesmo o aprendizado ,e não observam que com o uso das mesmas facilita o repasse das informações, pela agilidade da comunicação .Ex: numa aula de história antiga,se passar primeiro um filme do tema o aluno assimilará com muito mais facilidade o conteúdo. Lúcia Santaella deixa claro que:"As mídias são os meios,como o próprio nome diz,são simplesmente meios,isto é,suportes materiais,canais físicos nos quais as linguagens se corporificam e através dos quais transitam."
2-Marcelo Tas, critica o modo de nós da era não digital lidar com o novo.Temos medo de errar, paramos na primeira barreira que encontramos , falo de mim mesmo no momento do envio das atividades do curso. Temos que vencer esse medo e clicar,tentar,interagir enfim navegar na plataforma em vez de ficar achando que está difícil o acesso,afinal a vários caminhos para o envio ex: blog,chat,fórum e outros mais ,o que não pode é não tentar não é mesmo?
3-Quanto ao discernimento,Marcelo enfatiza que é fundamental que tenhamos esse potencial para usarmos os recursos teconológicos em prol do ensino apredizagem,até porque hoje o professor precisa ser mediador do saber e não o dono do saber,Marcelo ainda efatiza que"A educação é uma questão séria nesse momento,medidas tem que ser tomadas de imediato." e na minha opinião esse curso é uma medida especial mais é preciso que mais profissionais tenha esse conhecimento para que professor e aluno fale a mesma linguagem.
4-De encontro ao pensamento de Marcelo Tas José Manuel Moran coloca "o que faz a diferença no avanço da educação é a qualificaçaõ das pessoas." Com essa idéia aumenta mais a responsabilidade de fazermos com que na educação encontremos novos caminhos de integração do humano e do tecnológico.